Empresa catarinense faz parceria e vai transformar Fernando de Noronha na primeira ilha habitada e movida 100% com a energia limpa
- REDAÇÃO

- 9 de nov.
- 1 min de leitura

A WEG, em parceria com a Neoenergia, anunciou o projeto Noronha Verde, que vai tornar Fernando de Noronha a primeira ilha oceânica habitada da América Latina com 100% de energia limpa. O projeto inclui a instalação de mais de 30 mil painéis solares e um sistema de baterias de 49 MWh, garantindo energia contínua mesmo à noite ou em dias nublados.
A primeira etapa já começou com a entrega de uma usina solar fotovoltaica flutuante no Açude do Xaréu, capaz de gerar 1.083 MWh por ano, suficiente para suprir 30% do consumo da Compesa e evitar a emissão de 717 toneladas de CO₂. O investimento da Neoenergia foi de R$ 10 milhões, autorizado pelo Programa de Eficiência Energética e licenciado pela CPRH e ICMBio.
O projeto será executado em duas fases: a primeira até maio de 2026 e a segunda em 2027, integrando o Programa Mais por Noronha, com apoio do Governo Federal e do Estado de Pernambuco. A iniciativa reforça o papel da WEG como líder global em soluções de energia limpa e sustentável, com experiência prévia em energia solar e mobilidade elétrica no arquipélago desde 2015.












