Jogo desenvolvido por catarinense é campeão no maior evento acadêmico de games, da América Latina
- REDAÇÃO

- 16 de out.
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A equipe do Dungeon-Bot conquistou o prêmio de Melhor Serious Game no SBGames 2025, o maior evento acadêmico de games da América Latina, realizado em Salvador (BA). O jogo, desenvolvido no curso de Design de Games da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), também foi finalista na categoria Melhor Tecnologia.
Criado com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), o Dungeon-Bot se destaca por unir diversão e aprendizado, transformando o ensino de lógica e programação em uma experiência envolvente.
Segundo o idealizador do projeto, Vitor Eduardo Silva, o jogo nasceu como um trabalho de conclusão de curso, mas acabou se tornando muito mais do que isso.
“O Dungeon-Bot começou como uma ideia para deixar o aprendizado de programação mais divertido. O desafio era transformar conceitos técnicos em comandos simples, criar fases que ensinassem a programar e ainda manter o visual leve e atraente. Foi um grande aprendizado durante a graduação”, lembra Vitor.
Com o apoio da Fapesc, o projeto foi incorporado à startup XREALL, contemplada no edital Start-SC Games (26/2024), que destinou R$ 197 mil para o desenvolvimento técnico e pedagógico do jogo. Esse investimento permitiu que a equipe transformasse uma ideia acadêmica em um produto real voltado à educação.
A história da XREALL começou antes disso, quando a equipe participou do programa Centelha 2019/2020, recebendo R$ 60 mil para dar os primeiros passos na criação de soluções inovadoras em tecnologia e entretenimento.

O professor Ewerton Eyre de Morais Alonso, orientador do projeto e hoje CEO da XREALL, destaca que o apoio da Fapesc foi essencial para consolidar o trabalho.
“O fomento permitiu que ex-alunos, hoje profissionais do setor, continuassem participando do desenvolvimento. Isso fortalece o ecossistema de tecnologia e games em Santa Catarina — um dos grandes objetivos do edital. O projeto também gerou cerca de 15 registros de propriedade intelectual no INPI, incluindo softwares, desenhos de produto e design industrial.”
O presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, celebrou o reconhecimento e ressaltou o impacto do investimento público em inovação.
“O resultado do Dungeon-Bot mostra o retorno concreto dos programas de fomento. É um exemplo de como uma boa ideia, nascida na universidade, pode se tornar um produto real e premiado. É exatamente isso que buscamos: transformar conhecimento em soluções que geram impacto na educação, na economia e na sociedade.”
Para o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Edgard Usuy, o sucesso do Dungeon-Bot reflete as políticas de incentivo à inovação adotadas em Santa Catarina.
“Investir em programas como o SC Games fortalece o ecossistema e ajuda a transformar ideias em conquistas reais. Esse prêmio mostra a força da pesquisa e da criatividade catarinense, e a importância das parcerias entre governo, universidades e startups.”
O professor Ewerton complementa que o reconhecimento nacional é fruto direto da colaboração entre universidade, mercado e poder público.
“A Fapesc foi decisiva para transformar uma ideia acadêmica em uma ferramenta de aprendizagem. Hoje, o Dungeon-Bot contribui para novas formas de ensino e para o fortalecimento do setor de games em Santa Catarina.”
Com emoção, Vitor relembra a trajetória desde a primeira versão do jogo até o reconhecimento nacional:
“Retomar o projeto depois de tantos anos foi especial. Ver o quanto evoluímos e receber o prêmio de Melhor Serious Game mostra que o esforço valeu a pena. É a prova de que ideias que nascem na universidade, quando apoiadas, podem transformar o ensino e a indústria de games.”
A equipe do Dungeon-Bot também contou com os egressos Guilherme Luzardo Carvalho (arte e ilustração) e Lucas Benvenuti (QA e desenvolvimento), além da professora Adriana Gomes Alves, da Univali.
O prêmio no SBGames 2025 reforça o papel da inovação catarinense como referência nacional — e mostra que, quando pesquisa, talento e apoio se unem, o resultado pode ser transformador.












