top of page

Promobis: Um novo tempo para a mobilidade integrada dos municípios da Foz do Rio Itajaí

  • Foto do escritor: REDAÇÃO
    REDAÇÃO
  • há 6 dias
  • 1 min de leitura
ree

O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira, a autorização para a contratação de um empréstimo externo de US$ 90 milhões junto ao Banco Mundial para o Projeto de Mobilidade Integrada Sustentável da Foz do Rio Itajaí (Promobis). A operação é considerada histórica por envolver, de forma inédita, um consórcio intermunicipal com garantias da União divididas entre os municípios participantes.


Relator da proposta, o senador Esperidião Amin (PP) destacou a engenharia legislativa necessária para viabilizar a aprovação ainda em 2025, com a divisão da operação em projetos distintos, permitindo que cada município assumisse sua parte do financiamento. Balneário Camboriú, Itajaí e Navegantes receberam nota “A” em capacidade de pagamento pelo Tesouro Nacional.


Os recursos serão aplicados principalmente na construção do túnel submerso entre Itajaí e Navegantes, além da implantação de um sistema de transporte coletivo elétrico e melhorias na mobilidade regional. Com contrapartidas locais e apoio do Estado, o investimento total supera US$ 120 milhões. O financiamento terá prazo de 22 anos, com cinco anos de carência.


O desfecho positivo do Promobis também reflete o grande esforço do secretário de Articulação Internacional de Santa Catarina, Paulo Bornhausen, que acompanhou o projeto em todas as suas fases, desde as tratativas técnicas iniciais até as negociações finais com os organismos internacionais e o governo federal. A atuação persistente e estratégica de Bornhausen, aliada à habilidosa articulação política do senador Esperidião Amin, foi decisiva para superar entraves burocráticos no Banco Mundial nos EUA e garantir que a matéria fosse aprovada pelo Senado ainda em 2025, consolidando um dos mais importantes projetos de mobilidade e integração regional da história de Santa Catarina.


ree

bottom of page