top of page

Santa Catarina tem a maior proporção de domicílios com Segurança Alimentar do país

  • Foto do escritor: REDAÇÃO
    REDAÇÃO
  • 21 de out.
  • 2 min de leitura

ree

Foto: Thiago Kaue / SECOM


Santa Catarina tem a maior proporção de domicílios em situação de Segurança Alimentar no país, conforme Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Anual (PNADC/A) de 2024. Os resultados da modalidade de Segurança Alimentar foram divulgados pelo IBGE no último dia 10 de outubro.


SC ocupa o topo do ranking de Segurança Alimentar no país, apresentando uma proporção de 90,6% de domicílios nessa condição. Espírito Santo conquistou o segundo melhor resultado, com 86,5%, enquanto o Rio Grande do Sul ficou em terceiro, com 85,2%. O Paraná ficou em quarto (84,7%) e Goiás em quinto (82,1%). 


Santa Catarina ainda apresenta a menor taxa de desemprego do país, o segundo maior rendimento médio do trabalhador e o menor índice de desigualdade. Somando-se a isso, temos programas voltados para a merenda escolar e tantas outras ações sob a coordenadoria da Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Catarina”, afirmou o secretário de Estado do Planejamento, Fabricio Oliveira.


Integração de políticas

A secretária de Assistência Social, Mulher e Família, Adeliana Dal Pont, diz que o excelente resultado alcançado pelo estado se deve justamente a essa integração de políticas. Temos uma agricultura diversificada, projetos voltados para o desenvolvimento social e índices positivos de emprego. O fato de muitas pessoas terem carteira assinada, com renda estável, também influencia diretamente na segurança alimentar, pois quem tem renda, tem condições de escolher o que consumir e garantir o sustento da família com dignidade”, explica.


A coordenadora de Segurança Alimentar de Santa Catarina, Juliana Rocha Pires, reforça que a segurança alimentar envolve também a Saúde, Educação, Assistência e Agricultura. “É um conjunto de esforços que caminham lado a lado para garantir o direito básico à alimentação de qualidade”, diz.


ree






bottom of page