top of page

Adriano Silva (NOVO) surpreende na pesquisa ao governo de SC. Prefeito de Joinville pode mudar os rumos da eleição em 2026”

  • Foto do escritor: REDAÇÃO
    REDAÇÃO
  • 21 de nov.
  • 2 min de leitura
ree

A mais recente pesquisa do Instituto Neokamp trouxe um dado que mexeu com o cenário político catarinense: o prefeito de Joinville, Adriano Silva, do Partido Novo, apareceu com quase 9% das intenções de voto. O número surpreendeu analistas e, na prática, indica que uma eventual candidatura de Adriano praticamente eliminaria qualquer possibilidade de a eleição ser decidida em primeiro turno.


Analistas políticos experientes lembram que esse déjà-vu não é novidade em Santa Catarina. Quando Luiz Henrique da Silveira, do MDB, deixou a prefeitura de Joinville para disputar o governo do Estado, tinha menos de 6% das intenções de voto — e mesmo assim surpreendeu, derrotando o então governador Esperidião Amin, do PP. O episódio reforça a força decisiva do Norte catarinense nas urnas e alimenta a percepção de que movimentos vindos da região podem novamente alterar o rumo da eleição.


O movimento ganha ainda mais peso diante das especulações de que Adriano e o Partido Novo estariam em conversas avançadas com o PSD, tanto no plano estadual quanto nacional. Nos bastidores, comenta-se até na formação de uma possível dobradinha envolvendo os governadores Ratinho Junior, do Paraná, e Romeu Zema, de Minas Gerais — ambos com altos índices de aprovação em seus estados e rejeição baixíssima em nível nacional, segundo pesquisas recentes. Essa articulação poderia fortalecer um novo bloco de centro-direita no país.


Outro fator que alimenta o rearranjo político é a possível migração da deputada federal Caroline De Toni para o Novo. A mudança ganhou força após a chegada de Carlos Bolsonaro ao PL em Santa Catarina. Com isso, o governador Jorginho Mello teria sinalizado que Caroline não será a candidata ao Senado pela sigla, abrindo caminho para sua aproximação com o projeto do Novo e reforçando ainda mais as movimentações que vêm redesenhando o mapa político do estado.


ree

bottom of page