Caroline de Toni se prepara para disputar o Senado em Santa Catarina pelo partido NOVO
- REDAÇÃO

- 9 de dez.
- 1 min de leitura

O cenário político catarinense ganhou um movimento decisivo: a deputada federal Caroline de Toni está pronta para deixar o PL e disputar o Senado em 2026 pelo Partido Novo. A decisão, segundo interlocutores próximos, foi consolidada após a parlamentar receber em sua residência o presidente nacional do Novo, que formalizou o convite e alinhou o projeto eleitoral para o próximo ano.
A mudança ocorre em meio à reconfiguração interna do PL. A vaga ao Senado que De Toni desejava deve ser entregue ao vereador carioca Carlos Bolsonaro, por indicação direta do ex-presidente Jair Bolsonaro. Sem espaço, Caroline tentou articular dentro da legenda uma “chapa pura” com Carlos para representar Santa Catarina — proposta que não teve apoio do governador Jorginho Mello que decidiu encaminhar a segunda vaga ao Senado para a federação União Progressista, que deve apoiar a reeleição do senador Esperidião Amin.
Diante desse cenário, Caroline intensificou conversas com o Novo. Nos bastidores, a expectativa é que o anúncio oficial da saída do PL ocorra até o Natal, se a parlamentar receber uma carta de liberação assinada pelo presidente estadual do PL, o governador Jorginho Mello. O documento é considerado essencial para que Caroline deixe o partido sem perder o mandato de deputada federal, preservando sua elegibilidade e garantindo segurança jurídica para migrar ao Novo.
Se confirmada, a movimentação reposiciona Caroline de Toni como um dos nomes centrais na disputa ao Senado em Santa Catarina e fortalece a estratégia nacional do Novo para 2026.












