Copom confirma início da queda da Selic a partir de março, mas sinaliza cautela
- REDAÇÃO

- há 6 horas
- 1 min de leitura

O Comitê de Política Monetária (Copom) confirmou que o processo de redução da taxa Selic, hoje em 15% ao ano, terá início na próxima reunião, em março, mas indicou que os cortes devem ser graduais. A sinalização consta na ata divulgada pelo Banco Central, que reforçou o cenário de incerteza econômica e a necessidade de cautela.
A Selic está no maior patamar dos últimos 20 anos e foi elevada para conter a inflação. Pela primeira vez, o BC mencionou a necessidade de “calibrar os juros”, diante da desaceleração recente dos índices inflacionários.
Apesar disso, o Copom não detalhou o tamanho do primeiro corte e afirmou que o ritmo da queda dependerá da confiança na convergência da inflação para a meta. Atualmente, a inflação está próxima de 4%, acima do objetivo central de 3% ao ano.
Para o professor da FIPECAFI, George Sales, a cautela se justifica também pelo cenário internacional ainda instável. Já o economista Roberto Troster avalia que o mercado espera um corte de 0,5 ponto percentual, mas não descarta uma redução menor, possivelmente para 14,75%.
A expectativa do mercado é que a Selic encerre 2026 em 12,25%, enquanto a inflação deve fechar o ano em 3,99%, dentro do intervalo de tolerância da meta.












