Eleitorado catarinense pode crescer até 20% até 2026, aponta TRE-SC
- REDAÇÃO

- 8 de out.
- 1 min de leitura

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) estima que o eleitorado do estado pode aumentar em até 20% nas Eleições de 2026.
Com base em projeções demográficas, o estado atualmente conta com cerca de 8,1 milhões de habitantes, dos quais 5,5 milhões já são eleitores aptos. Essa diferença demográfica representa a possibilidade de surgir 1,1 milhão de novos eleitores.
Esse crescimento expressivo está ligado à migração para Santa Catarina: entre 2017 e 2022, o estado registrou uma taxa líquida de migração de 4,66%, com saldo positivo de mais de 350 mil pessoas.
O TRE-SC alerta que esse cenário demandará ajustes nos cartórios eleitorais e já está revisando locais de votação. Também recomenda que eleitores que mudaram de município façam a transferência ou regularização do título o quanto antes, para evitar filas e contratempos no período eleitoral.
Quem já tem biometria coletada pode realizar o procedimento online — por meio do serviço de Autoatendimento Eleitoral — sem precisar comparecer ao cartório.











