HEMOSC reforça apelo para doação de sangue no início de 2026
- REDAÇÃO

- 8 de jan.
- 1 min de leitura

O início de 2026 vem acompanhado de um apelo importante do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC). Mesmo durante o período de férias, a necessidade por sangue nos hospitais e clínicas do estado permanece elevada e, em muitos casos, aumenta. Diante desse cenário, a instituição convida a população catarinense a começar o ano com um gesto simples e solidário: doar sangue.
Historicamente, os meses de verão registram queda no número de doações, enquanto a demanda por transfusões segue estável ou em alta. Em 2025, o número de doações cresceu 5% em relação ao ano anterior, mas a demanda por transfusões aumentou 30%, evidenciando a necessidade de reforçar os estoques.
Ao longo do último ano, o HEMOSC ampliou sua atuação em todo o estado, com a realização de 120 coletas externas, mais que o dobro do volume registrado em 2024, levando o serviço a mais regiões e facilitando o acesso dos doadores.
Segundo a diretora-geral do HEMOSC, Patrícia Carsten, a doação de sangue é um ato seguro, simples e essencial para salvar vidas. Santa Catarina conta com sete hemocentros e duas unidades de coleta, responsáveis por 98% do sangue distribuído no estado. As doações devem ser agendadas previamente pelo site oficial do HEMOSC, onde também estão disponíveis todas as orientações aos doadores.












