top of page

Orçamento de Santa Catarina prevê crescimento de 10% nas receitas totais do Estado para 2026

  • Foto do escritor: REDAÇÃO
    REDAÇÃO
  • 1 de out.
  • 1 min de leitura
ree

Planejado para garantir o equilíbrio das contas públicas e investimentos em políticas públicas voltadas aos catarinenses, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2026 foi enviado pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) nesta terça-feira, 30. Elaborada pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), a proposta estabelece as receitas e as despesas para o ano que vem, com destaque para investimentos expressivos na Saúde e na Educação


Levando em conta os números fixados na Lei Orçamentária Anual de 2025, as projeções para 2026 indicam que haverá o crescimento de 10,1% nas receitas de Santa Catarina. A chamada Receita Total do Estado deve girar em torno de R$ 57,9 bilhões no ano que vem, sendo que o mesmo valor será alocado nas despesas estaduais.  


As estimativas da SEF/SC consideram a inflação, a variação positiva do PIB de Santa Catarina e o desenvolvimento econômico do Estado. A exemplo do que ocorreu nos primeiros três anos de gestão, para 2026 também não há previsão de aumento da carga tributária por parte do Governo do Estado. 


O PLOA 2026 deve ser votado pelos deputados até dezembro, quando será sancionado pelo governador Jorginho Mello. O novo orçamento entra em vigor em janeiro do ano que vem. 

bottom of page