Vereadora de Xanxerê solicita unidade fixa do Hemosc no município
- REDAÇÃO

- 3 de out.
- 2 min de leitura

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Xanxerê, realizada na terça-feira (3), a vereadora Nelci Winckler (Progressistas) apresentou a Indicação nº 339/2025, sugerindo ao Secretário de Estado da Saúde a criação de uma unidade fixa do Hemocentro de Santa Catarina (Hemosc) no município.
Atualmente, os moradores de Xanxerê precisam se deslocar até Chapecó para realizar a doação de sangue, o que pode ser um obstáculo para muitos. A proposta visa facilitar o acesso dos cidadãos à doação e aumentar a quantidade de sangue disponível para atender às necessidades locais.
A vereadora destacou que a medida não só beneficiaria a população local, mas também contribuiria para a melhoria da saúde pública na região. “A criação de uma unidade fixa do Hemosc em Xanxerê é uma ação que visa atender à crescente demanda por doações de sangue e promover a saúde pública de forma mais eficiente”, afirmou.

Além da apresentação da indicação na Câmara, a vereadora Nelci Winckler esteve recentemente em reunião com o Senador Esperidião Amin, reforçando a importância de recriar a unidade fixa do Hemosc em Xanxerê. Durante o encontro, Amin lembrou que o município já contava com essa estrutura até 2002 e se prontificou a colaborar para viabilizar o seu retorno.
“A história mostra que Xanxerê já teve uma unidade fixa do Hemosc e sabemos o quanto isso facilita o acesso à doação de sangue. Precisamos fortalecer o serviço de captação de sangue, hemoderivados e medula”, afirmou o senador. Amin destacou ainda que o município é um polo regional de saúde, abrigando o Hospital Regional São Paulo, referência em cardiologia para mais de 1 milhão de habitantes, e que a proximidade de um Hemocentro é sinônimo de eficiência no serviço e de atendimento mais rápido e seguro à população.











