A força da mulher empreendedora impulsiona a economia catarinense
- REDAÇÃO

- 19 de nov.
- 1 min de leitura

Santa Catarina celebra nesta quarta-feira, 19, o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino com números que mostram a força crescente das mulheres nos negócios. Dados da Jucesc revelam que o estado já conta com mais de 1,25 milhão de empreendedoras, e a participação feminina segue em alta: entre as empresas abertas em 2025, 40,8% têm mulheres como sócias ou proprietárias. Só neste ano, quase 140 mil mulheres registraram novos negócios, especialmente micro e pequenas empresas.
A vice-governadora Marilisa Boehm destaca que o avanço reflete capacidade, inovação e independência, e cita programas como Pronampe Mulher, Mulheres+Tec e Mulheres+Pesquisa, criados para ampliar oportunidades e fortalecer o empreendedorismo feminino.
As empreendedoras estão distribuídas por diversos setores. Os destaques são: comércio e reparação de veículos (343 mil mulheres), indústria da transformação (158 mil) e atividades administrativas e serviços complementares (101 mil). Para a vice-presidente da Jucesc, Fabiana Everling, esse movimento cria um “ciclo positivo”, gerando renda e empregos.
Um exemplo é a empresária Suzana Santos, de São João Batista, que comanda uma indústria calçadista com mais de 2,5 mil funcionários em SC e na Bahia, produzindo e exportando calçados para 25 países. Ela ressalta as vantagens de empreender no estado, como mão de obra qualificada, logística favorável e proximidade com grandes mercados consumidores.












