top of page

Abertura de empresas cresce 13% e bate recorde em Santa Catarina

  • Foto do escritor: REDAÇÃO
    REDAÇÃO
  • 12 de jan.
  • 1 min de leitura

Santa Catarina registrou, em 2025, o maior número de empresas abertas de sua história. Entre janeiro e dezembro, foram 293 mil novos CNPJs e 153 mil empresas encerradas, resultando em um saldo positivo de 140 mil novos negócios, crescimento de 13% em relação ao ano anterior, segundo dados da Jucesc.


O resultado reflete o bom momento da economia catarinense, que cresce acima da média nacional e mantém a menor taxa de desemprego do país. Entre os setores que mais impulsionaram esse avanço estão o transporte, com mais de 20 mil novas empresas, o comércio e reparação de veículos, com 17,9 mil, além de serviços administrativos, construção civil e atividades profissionais e técnicas.


Outro destaque é a maior participação das mulheres no empreendedorismo: elas já representam 40,8% dos sócios das empresas abertas no estado. A maioria dos novos negócios é formada por micro e pequenas empresas, especialmente os MEIs, que correspondem a mais de 70% dos registros.


O cenário favorável é reforçado pelo crescimento econômico de 4,9% até outubro, segundo o Banco Central, e por ações do Governo do Estado para reduzir a burocracia. Programas como o Juro Zero, o Pronampe SC e a ampliação das atividades de baixo risco, que permitem abertura por autodeclaração, têm facilitado a vida de quem quer empreender.

Com economia aquecida, crédito e ambiente mais simples para abrir empresas, Santa Catarina consolida-se como um dos estados mais favoráveis ao empreendedorismo no Brasil.



bottom of page