Escolas catarinenses vão ensinar como combater a corrupção
- REDAÇÃO

- 13 de out.
- 1 min de leitura

Aprender como se tornar um cidadão íntegro e combater a corrupção será lição contínua nas 868 unidades da rede estadual de ensino de Santa Catarina. Em parceria com o Ministério Público estadual (MP-SC), a Secretaria de Estado da Educação vai levar aos 282 mil alunos práticas e ensinamentos do programa "Educando cidadãos – o que todos nós temos a ver com a corrupção?".
A iniciativa tem mais de 60 parceiros, entre órgãos públicos e entidades da sociedade civil, e visa promover uma cultura de cooperação social, com valores éticos, por meio da educação. Entre as ações previstas, destaca-se a inclusão da cartilha “Educando cidadãos” como recurso pedagógico a ser trabalhado nas salas de aula. Além disso, as temáticas abordadas pelo programa serão incorporadas às formações dos professores do ensino fundamental, promovendo capacitação sobre o papel decisivo da educação como instrumento de transformação social.
“Essa não é uma obra física, é uma obra intelectual que vai ter reflexos nas nossas vidas e na sociedade no futuro, com as próximas gerações. Esse programa vai desenvolver o comportamento e a ética dos nossos estudantes e professores. Isso é o mais importante”, destacou o governador Jorginho Mello (PL), durante ato que oficializou o acordo, na segunda-feira (13), em Florianópolis (SC).
O material do programa aborda casos de comportamentos inadequados em situações comuns no cotidiano e destaca a importância da promoção da cidadania para uma sociedade mais justa, participativa e responsável. “Esse programa do Ministério Público é um exemplo para que nossos estudantes e professores desenvolvam olhares e práticas que combatam o mau comportamento dentro e fora do ambiente escolar”, ressaltou a secretária da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.











